Constelações Organizacionais & Coaching Neuro-sistêmico 2017-06-29T18:46:48+00:00

Constelações Organizacionais & Coaching Neuro-sistêmico

Essa formação única no Brasil, é composta por 2 módulo e será compartilhada por 2 trainers de renome Nacional e Internacional. Cornelia Benesch e Gerhard Gigler.

Módulo 1
Constelações e Coaching Neuro-sistêmico

Duração: 04 dias

O foco desse módulo é a aplicação do “Trabalho Sistêmico Organizacional Individual”, especialmente para Coaching e aconselhamento. Este novo conceito criado por Gerhard Gigler, cria a conexão ideal entre processos neurais e o posicionamento sistêmico de imagens.

Assim como o EMDR, o NSC® Coach (Coaching Neuro-sistêmico) faz uso da ativação bilateral dos hemisférios cerebrais como o caminho para se aplicar mudanças efetivas e permanentes. Os movimentos oculares rápidos (REM) são utilizados como uma ponte para o trabalho de instalação sistêmica.

– Aprender o modelo básico Systemic Hexagon® como o fundamento do Coaching Sistêmico. Isto prepara o olhar para as várias plataformas de trabalho visando o “fluxo–profissional-pessoal”

– Como o Coach Interior pode ser ativado para enriquecer o cenário da instalação sistêmica.

– Trabalhar com o “Painel Sistêmico” aplicado a indivíduos que incorpora o trabalho primeiro-plano/segundo-plano da gestalt terapia.

– Como usar o método “Winktechnik” com as fases REM para redução de estresse pessoal e para mudar imagens sistêmicas.

– Um novo procedimento que produz conexões rapidamente entre a ativação neural e a interação sistêmica.

Observações e Certificação:

Este curso habilita Coaches e Consultores a incorporar o título “NSC® Coach” e utilizar o selo NSC® Coach. Este curso é uma extensão em coaching, essencialmente focado nas dinâmicas profissionais e individuais.

Módulo 2
Constelações Sistêmicas Organizacionais &
O Pensamento Sistêmico Complexo

Duração: 05 dias

A afinação sistêmica é uma intervenção decisiva no sucesso de uma empresa, projeto, de uma estratégia empresarial ou de uma fusão empresarial. O Método de Constelações é um poderoso instrumento de navegação pelos sistemas de interações humanas, ocorre sob a orientação de um facilitador, onde o cliente escolhe os representantes para as pessoas, departamentos ou temas, colocando-os de tal maneira no espaço, que correspondam à sua percepção da realidade. Através dessa Constelação, surge uma imagem da dinâmica oculta. Você percebe na hora o que lhe serve e o que o atrapalha. Considerando-se isso, desenvolve-se uma imagem de solução, que libera os recursos e coloca o objetivo mais uma vez inteiramente no foco.

Muitas vezes, as organizações e as empresas deparam-se com diversos problemas: a empresa não se desenvolve, os clientes desaparecem, não se conseguem inovar em produtos, os funcionários estão em permanente conflito, a fusão de duas empresas não oportuniza o desenvolvimento do negócio ou os funcionários despedem-se sem razão aparente. Pessoas, equipes e empresas são bem-sucedidas quando estão bem posicionadas, quando cada integrante ocupa o lugar certo e é reconhecido conforme o bom resultado na sua função (posição).

Como as pessoas, as empresas são parcialmente dirigidas de uma forma inconsciente. Além da organização visível de uma empresa, atuam estruturas que não podem ser vistas. Metas podem ser claramente combinadas, estratégias desenvolvidas, investimentos efetuados – porém, se houver problemas nos relacionamentos humanos, isto causará transtornos invisíveis e surgirão as dificuldades. O sucesso não será alcançado, a desmotivação reinará, bem como o stress e o desinteresse dos colaboradores e, assim, consequentemente ocorrerá a perda de clientes.

A Intervenção Sistêmica Empresarial é uma abordagem inovadora e recente, fundamentada em metodologias, mundialmente reconhecidas, de estudo dos sistemas humanos, entre elas: a Constelação Familiar e Empresarial segundo Bert Hellinger, que objetiva a geração de soluções rápidas e efetivas para desafios originados pela Cultura Emocional de uma empresa ou organização.

A Cultura Emocional é um sistema vivo, intangível, com a faculdade de conservar e readquirir ideias e fatos (memória), influenciando as ações e reações de todos os elementos (pessoas) pertencentes ao sistema empresarial. É originada pelos Modelos Mentais dos fundadores e funcionários ao longo da história do sistema empresarial. A Intervenção Sistêmica Empresarial traz à luz e soluciona pontos específicos de problemas recorrentes (dinâmicas escondidas) que atuam e afetam os resultados desejados de determinados setores ou do sistema organizacional como um todo, tais como:

  • Alta rotatividade de funcionários (turnover)
  • Influência negativa do sistema familiar na empresa familiar
  • Dificuldades nos relacionamentos
  • Quebra de produtividade
  • Desrespeito às lideranças
  • Feudos internos
  • Hipotecas sistêmicas, entre outros.

A Intervenção Sistêmica Empresarial também inspira as lideranças a uma percepção diagnóstica, desenvolvendo melhores estratégias e tomada de ações em processos a serem iniciados ou já em andamento, tais como:

  • Aquisições e incorporações
  • Sucessões
  • Recolocações de pessoal
  • Novos contratos
  • Aceitação de novos produtos
  • Relações com clientes
  • Marketing, entre outros.

A aplicação da Intervenção Sistêmica Empresarial auxilia CEO´s, presidentes, superintendentes, diretores, conselheiros, proprietários e líderes de sistemas empresariais a encontrarem soluções que possam reorganizar e restaurar o equilíbrio e a harmonia do sistema. A aplicação da Intervenção Sistêmica Empresarial não concorre com qualquer processo ou consultoria já atuante. Sendo único, facilita e enriquece sobremaneira a geração de soluções e resultados diferenciados.

O êxito da Intervenção Sistêmica Empresarial em empresas como: Daimler-Chrysler, IBM e BMW contribuiu para um crescente interesse desta metodologia em toda a Europa, agora disponível para as empresas e organizações brasileiras através da OTP – Orientação e Treinamento Pessoal.

Teoria e prática das Constelações Organizacionais

– O que é um sistema? – Princípios sistêmicos que regem nas organizações.

–  Consciência pessoal e coletiva.

– Histórico – Como funcionam as constelações?

– Utilização e aplicação em diferentes áreas na organização.

– Práticas no uso do pensamento sistêmico e das partes de uma constelação sistêmica organizacional.

Perfil dos treinadores

Formação:

Pedagogia, matemática, biologia na universidade Münster/Alemanha, Dialogue Process, Mastertrainer em PNL (1990 – 1996 Alemanha), Facilitadora de pensamento sistêmico nos programas da formação em coaching do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Trainer em constelações sistêmicas familiares no Metaforum

Mastertrainer em constelações sistêmicas/organizações, certificado pelo Infosyon (Alemanha), GB Master Trainer.

Experiência profissional:

21 anos atuando como: Professora e diretora de escola;

18 anos desenvolvendo trabalhos em constelações sistêmicas, coaching sistêmico e pensamento sistêmico;

8 anos atuando como treinadora em coaching sistêmico e constelações sistêmicas/organizacionais;

É presidente da Associação Brasileira do Trabalho de Constelações (ABC Sistemas). Também é consultora com formação em Constelações Sistémicas, PNL e Processo de Diálogo.

Atualmente participa de um projeto de pesquisa internacional relacionado a constelações, sintomas e doenças;

Mestrado me Estudos Religiosos (Psicologia da Religião, pesquisa em Mitologia); Professor de religião (FH); Master Trainer PNL (DVNLP); Master Coach PNL (DVNLP); Caminhos neurais para Psicologia (HPG); Supervisor (AGS / IIGS / ITUC / GPS); Trainer e consultor de pedagogia Gestalt forma e função, Supervisor forma e função/ Interior (IIGS / IGB); Formado em constelações sistêmicas familiares e organizacionais, GF Centrado no Cliente (MLA), Análise transacional em discussão e negociação (DGTA) Psicodrama (MORENO), trabalhou como diretor de um centro de aconselhamento psicológico

Trainers

É consultora com formação em Constelações Sistêmicas, PNL e Processo de Diálogo.

Pesquisador em Religião, Mitologia e Gestalt aplicada a educação. Master Coach, Trainer PNL.

Detalhes

28/02/18 - 08/03/18

Coaches, Consultores, Facilitadores de Constelações, CEO´s, presidentes, superintendentes, diretores, conselheiros, proprietários e líderes de sistemas empresariais.

Preferencialmente alguma formação em constelações sistêmicas. Porém, não há pré-requisitos obrigatórios.

Interesse em Coaching e preferencialmente certificação Practitioner PNL.

Metafoum Internacional.